Você já parou para pensar qual estratégia está sustentando ou vai sustentar o modelo de negócios da sua empresa? Qual a possibilidade do modelo de negócios da sua empresa ser alterado ou passar por mudanças nos próximos meses ou anos?

Essas perguntas já estão até parecendo clichês, com o advento da indústria 4.0, com a internet das coisas, inteligência artificial, economia colaborativa, blockchain, enfim…são tantas as realidades que estão operando no nosso mundo que é praticamente certo que haverá ainda mais mudanças em nossos negócios.

Também é certo que todas essas mudanças – estejam elas acontecendo em nossas empresas ou na nossa concorrência ou em outras empresas – interferem na vida dos nossos colaboradores.

Com isso, o maior desafio do RH é realmente entender quais competências as pessoas precisam desenvolver para atender às mudanças nos modelos de negócio e coloca-las em prática de forma eficaz, trazendo motivação, engajamento, respeitando a diversidade e sem perder o timing, pois tudo pode mudar de novo em poucos meses.

É possível o RH atuar de forma realmente estratégica, de mãos dadas com as áreas de inovação e de estratégia. Trazer o capital intelectual, zelar por ele e compartilhar tanto para os colaboradores quanto para as outras áreas envolvidas na cadeia.

Todos esses grandes desafios estão relacionados a como será feita a Arquitetura para a Gestão do Conhecimento e como ela vai sustentar o seu modelo de negócio para fazê-lo crescer.

O vídeo abaixo mostra um pouco sobre os desafios do RH, assista.