Já presenciei gestores de vendas dizendo que um líder não pode ser humilde porque isso enfraqueceria sua liderança. Outros já me afirmaram que ele tem que ser humilde não demonstrando aos outros aquilo que sabe para não parecer arrogante. O conceito de humildade, quando mal interpretado na liderança da equipe comercial, pode prejudicar dois dos principais objetivos da liderança: desenvolver pessoas auxiliando seus liderados nas suas trajetórias profissionais e trazer os resultados através dos seus vendedores. Vamos conversar um pouco sobre isso?

Achei o seguinte significado de humildade: “Humildade vem do latim humilitas, e é a virtude que consiste em conhecer as suas próprias limitações e fraquezas e agir de acordo com essa consciência. Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.” Refletindo sobre a relação entre essa definição e a liderança da área comercial, penso que sim, o líder pode e deve agir com humildade, mas deve ficar atento para não deixar que seu comportamento o impeça de atuar e se comportar como um verdadeiro gestor de pessoas.

Reconhecer suas próprias limitações e fraquezas pode ser um excelente primeiro passo. Faça uma autocrítica realista do seu estágio de desenvolvimento como gestor comercial, tenha claro para si mesmo onde você precisa melhorar, quais as informações que você ainda não sabe e deixe sua equipe saber disso. 

Você trabalha com vendedores, pessoas adultas que possuem diferentes experiências de vida e que sabem (ou deveriam saber) que perfeição não existe. Quando você fala para um vendedor, por exemplo, que você ainda não conhece a fundo determinada área de atendimento e que ele é a melhor pessoas para ajudá-lo nesse momento, além de dar valor ao trabalho desse vendedor e reconhecer seu trabalho, você obterá a informação que precisa de quem mais sabe sobre esse assunto. Quando um vendedor percebe que ele faz parte da equipe e que seu conhecimento é útil, ele se sente motivado e estimulado a saber cada vez mais e a trazer sempre mais informações relevantes.

Como líder somos um exemplo e reconhecer que você ainda precisa melhorar em determinado conhecimento e que está aberto a aprender é uma forma de mostrar a sua equipe que todos precisamos melhorar, que você valoriza e vive o autodesenvolvimento e que esse comportamento é fundamental para o sucesso de todos. 

Ouça o que seu vendedor tem a dizer, esteja sempre aberto e disponível para sugestões, críticas, dificuldades da equipe, informações sobre o campo e sobre o mercado e também feedbacks sobre o seu comportamento. Esteja disposto a reconhecer suas falhas, a pedir desculpas caso tenha cometido um erro, mostre-se pronto para melhorar sempre.

E para finalizar, quero fazer um pedido: nunca deixe se ensinar, de falar sobre uma experiência que você teve, sobre algo que você sabe. Nunca guarde com você uma informação que pode ajudar seu vendedor a atingir seus objetivos e ser cada vez melhor. A época em que “ter informação é ter poder” já acabou, não existe mais. Transmita tudo que você sabe! Cada um tem uma forma de fazer, o seu jeito é só seu! Suas atitudes e seus comportamentos são aquilo que fica. A informação passa.

Será que alguém ainda pensa que humildade e liderança de vendas não combinam?