Por que comprar se é possível alugar?

Você sabe de verdade como funciona a servicificação?

Carros, café gourmet, produtos para seu Pet, produtos para seu barbear, roupas, guarda chuva, etc.. Como podemos criar um Clube de Assinatura e, consequentemente uma recorrência segura nas compras?

Por conta da pandemia, empresas e pessoas passaram a refletir mais sobre autonomia e necessidade real de posse, com ótimas opções no mercado que se adequam a essa nova necessidade do consumidor de pagar pelo quanto se utiliza um produto ou serviço. 

A necessidade de mudança de alguns comportamentos do consumiCarros, café gourmet, produtos para seu Pet, produtos para seu barbear, roupas, guarda chuva, etc.. Como podemos criar um Clube de Assinatura e, consequentemente uma recorrência segura nas compras?dor, como a servicificaçãotendência essa que já vinha ocorrendo desde meados de 2010, tornou-se realidade nos últimos meses.

As Seguradoras iniciaram oferecendo serviços de assinatura de veículos locação de veículos e, um grande foco é oferecer seu serviço para as plataformas como Uber e 99. 

As pessoas estão se acostumando ao fato de que elas podem ter acesso sem necessariamente ter a posse, mas conseguimos navegar nos dois cenários.”

Antonio Santos, diretor de Marketing da Localiza para América Latina

Cada vez mais, vemos empresas que adotaram o home office inicialmente por tempo determinado e que, hoje, não enxergam mais a necessidade de manter um escritório com aluguel e taxa de condomínio, aí entra o coworking.

Isso muda todo o formato para os investidores de salas comerciais!

“A locação corporativa e a flexibilidade eram palavras que não se conversavam. E o coworking veio pra quebrar essa dinâmica”, destaca Fernando Bottura, CEO da GoWork, empresa que oferece espaços compartilhados de trabalho. Ele ressalta que, há dez anos, quando iniciou a empresa não era algo factível pensar em empresas de grande porte deixarem o modelo tradicional de locação de espaços e migrarem para espaços híbridos, que é uma realidade hoje.

O poder de compra para todos 

Mariana Penazzo, cofundadora da Dress & Go, marketplace de venda e aluguel de vestidos de grandes estilistas com valor acessível que surgiu em 2012, ressalta que o mundo da moda não era um mercado no qual pensava-se em sustentabilidade. “É muito mais inteligente você não precisar guardar o seu vestido no armário por anos, pois você pode inclusive rentabilizar isso deixando-o no nosso closet”, comenta. 

Já para Nathan Janovich,CEO e fundador da Rentbrellastartup que faz o aluguel de guardas-chuvas localizados em locais estratégicos, ao observar novos comportamentos dos consumidores ele notou que era preciso ressignificar o objeto de algo pessoal para algo compartilhado, assim como as bicicletas, carros, etc. 

Durante o bate-papo, a pandemia significou observar com mais cuidado para os consumidores que mudaram radicalmente, com pessoas que não queriam se expor ao risco. Ao contrário do que era esperado, as pessoas não voltaram imediatamente para o status anterior de ter a necessidade de posse. Assim observou-se que é possível, e mais viável economicamente e pensando no meio ambiente, alugar e usar conforme a real necessidade.

Como se reinventar em meio aos novos comportamentos do consumidor? 

Todos concordam que é um desafio, mas que a chave para se manter no mercado é a inovação e ressignificar a experiência de seus clientes

Todos foram unânimes ao dizer que é essencial conhecer o consumidor, por meio de pesquisas, redes sociais e escutá-los, para assim, entender o que cada persona espera, e assim cada cliente será único.

Lições aprendidas com a servicificação 

 

A pandemia ainda trouxe uma reflexão mundial sobre o consumo, para que todos consigam usar o que querem e o que precisam, dessa forma, fazendo com o que todos tenham autonomia. 

A lição aprendida é que o futuro é agora, tudo pode mudar em três meses, como está acontecendo neste “novo normal” e o consumidor passou a ressignificar tudo e entender o que realmente é necessário, para ter uma vida confortável e sustentável. E no caso das empresas, entender esse movimento é essencial para se manter no mercado.

Lembrando que a Nescafé, Tesla, Gilette e a Cobasi já estão surfando essa onda de Clube/Assinatura mensal!

A Tesla não pretende vender um carro novo todo ano para o mesmo consumidor…ela quer que você assine as atualizações!

A Gilette quer que você receba no conforto do seu lar mensalmente a lâmina de barbear, a espuma de barba e o pós barba!

A COBASI vai te entregar a ração, o shampoo, o tapete do pipi do seu pet poupando seu tempo de ir a uma loja!

E você, já repensou sua estratégia de produto + serviço recorrente?

by

Carlos Coan