No começo da pandemia, foi preciso, de uma hora para a outra, sair das nossas vidas normais e rotineiras para entrar em um estado de confinamento e um home office sem fim. A COVID-19 suspendeu lançamentos, campanhas e eventos — e, com isso, nossas equipes tiveram de virar chaves rapidamente e repensar as maneiras de se conectar com as pessoas em um momento sem precedentes.

Mais do que trabalhar remotamente, estamos aprendendo muito nesse momento que continua nos desafiando. Aprendemos sobre nós mesmos, nossas equipes e o que podemos alcançar quando nos esforçamos juntos. O que me impressionou mais, algo que colocou meus pés no chão, foi ver as equipes do Google se mobilizando para ajudar as pessoas ao longo do último ano. Isso causou um impacto profundo não apenas no trabalho, mas também na maneira como vamos trabalhar com marketing no futuro. Aqui vão algumas das lições que guardo comigo daqui para a frente.

Seja você mesmo

O Google sempre teve como princípio ajudar as pessoas, em grandes ou pequenos momentos. A pandemia tem marcado a vida de todos, e nós precisávamos dar suporte. Para nós, isso significa fornecer informação útil e de confiança, rapidamente. Tivemos muitas ideias ótimas nas primeiras semanas da pandemia, mas logo nos demos conta de que apenas lançar um punhado de coisas não ajudaria muito. Ao invés disso, focamos naquilo que poderia agregar mais valor às pessoas: mantivemos o foco na agilidade e determinação para trazer mais ajuda.

Empatia, sempre

Embora as pessoas tenham sido impactadas pela pandemia de maneiras diferentes, todos estamos vivendo uma experiência comum única, o que nos motivou a pensar em narrativas poderosas capazes de tocar as pessoas. A COVID-19 também trouxe muita incerteza às nossa vidas, e o tempo se tornou ainda mais valioso para todo mundo. Por isso mesmo, passamos a dedicar mais tempo às mensagens que importam de verdade.

Da conversa para a ação

O mundo presenciou recentemente um clamor por igualdade racial que não pode ser esquecido. Com isso, nos demos conta de que, mesmo dentro da nossa equipe, as boas intenções não são suficientes. Há algum tempo, nós do Google estamos trabalhando para gerar mais inclusão nos ambientes de trabalho e no marketing.

No entanto, os eventos do último ano deixaram claro que precisávamos colocar em ação um plano mais concreto para criar mudanças reais e sustentáveis. É por isso que lançamos um conjunto mais claro de compromissos para a empresa e as equipes, para lidarmos em escala com a desigualdade sistêmica.

Seja humano

Nós raramente falávamos sobre bem-estar no passado, mas isso mudou e nos trouxe mais força. Por exemplo, paramos de falar sobre nosso trabalho em duas das nossas reuniões com as equipes de marketing. Ao invés disso, falamos apenas como estamos. Isso deu às pessoas a chance de ser vulneráveis, de compartilhar, de falar e de se sentir apoiadas. Nos demos conta da necessidade de fazer do bem-estar uma prioridade. Os líderes e gestores podem tornar a cultura do autocuidado algo mais acessível para as pessoas. E os próprios líderes precisam ser modelo dessa ideia — usando, por exemplo, recursos como a programação de envios no Gmail.

Um exemplo de manifesto pelo bem-estar que algumas das nossas equipes usaram:

Esses são apenas alguns dos aprendizados depois de um ano trabalhando de casa e vendo o que era capaz de realizar, apesar das circunstâncias

Nós da Coan Inovação e Gestão nos adequamos e aceleramos a inovação em 2020 e, passamos por um processo de auditoria e algumas certificações para conquistarmos 2 novas parcerias com o GOOGLE e, nasce uma Startup a Coan EdTEch.

Hoje podemos oferecer serviços diferenciados para atuar na área de Educação e, Educação Corporativa utilizando o pacote GOOGLE Workspace através da parceria GOOGLE Cloud Partner e GOOGLE For Education Partner !

De várias maneiras, a COVID-19 extraiu o melhor de cada um de nós — mais humanidade, mais empatia, tomar conta uns dos outros, focar na melhor maneira de ajudar e tomar decisões rápidas. Com o mundo reabrindo aos poucos, espero que não esqueçamos as melhores coisas que esse ano nos ensinou.

by Carlos Coan