A crise do novo coronavírus, que alcançou proporções globais no ano de 2020, trouxe novas perspectivas para as empresas e, sobretudo, novos hábitos de compra para o consumidor.
Isso impacta diretamente em um plano de vendas e uma forma importante para adaptar a sua efetividade é, sem dúvida, avaliar o novo comportamento do consumidor tornado seus objetivos mais fatíveis de serem alcançados.
Alguns dados coletados por diferentes pesquisas trazem uma visão diferenciada para suas estratégias, como por exemplo:
  • 7 em cada 10 consumidores deixaram de fazer alguma compra em função da pandemia (Fonte: Gente/Globo);
  • 82% dos consumidores de e-commerce pretendem continuar utilizando o canal mesmo após a pandemia;
  • 1 em cada 3 e-shoppers (consumidores on-line) fez compras pela internet pela primeira vez na pandemia;
  • a forma preferida de pagamento dos consumidores da pandemia se tornou o cartão contactless;
  • em dezembro de 2020, apenas 25% dos brasileiros acreditavam que o pior da pandemia já havia passado (OpinionBox);
  • Entre os brasileiros que acreditam que, em 2021, a situação da pandemia será melhor, 37% apostam em uma melhora na economia do país.
Com base em dados como estes, é possível entender como a pandemia do novo coronavírus causou impacto em toda a sociedade de consumo.
Este exemplo traz uma base para ser analisada de forma prática, oferecendo uma visão alinhada de como alavancar as vendas em tempos de crise, através de um plano de vendas mais assertivo e de sucesso no atingimento das metas de vendas.
 

Produzido por Marcos Vinícius.