Em nosso artigo anterior, abordamos o tema “planejamento”, quando tivemos a oportunidade de compartilhar a sua importância e impacto nos resultados.
Dando continuidade a este tema, falaremos a respeito dos “3 Os de Performance”:
De uma forma mais clara e objetiva, podemos nos valer de um “check-list” para entendermos de uma maneira prática que pode ser feito individualmente ou em equipe, que pode ser adaptado ao seu planejamento de vendas:
Iniciando pelo PROCESSO, algumas questões colaboram na avaliação deste “primeiro P”:
- Você conhece o PROCESSO dos setores que operam o negócio?
- Já mapeou seu PROCESSO antes?
- Tem sua CONCORRÊNCIA mapeada?
- CONTROLA as entradas e saídas?
- Seu atendimento é CLARO?
- Tem CONTROLE sobre as finanças?
- Tem ferramentas de CONTROLE e MONITORAMENTO?
Esta etapa estando concluída, podemos passar a tratar do “segundo P”: PESSOAS!
Sempre um tema bem sensível, ter as pessoas certas no lugar certo é parte fundamental para se manter um processo em contínua evolução e principalmente, em funcionamento adequado. Para tal, é fundamental elencarmos os papéis e responsabilidades de cada indivíduo envolvido no processo:
- Tem as PESSOAS certas ao seu lado?
- Aplica a prática do CHA (Conhecimento, Habilidades e Atitudes)?
- Sabe IDENTIFICAR talentos e stakeholders?
- Você tem CLARO no que é bom?
Definidas quem são as pessoas dentro dos processos, analisaremos o “terceiro P”: PRODUTO.
Na questão produto, o que procuramos é entender quais os pontos críticos que podem afetar na qualidade da entrega final. Aqui abrimos uma ressalva importante, quando nos referimos a “produtos” entendam que a referência abrange também serviços.
Aqui devemos avaliar alguns principais pontos como qualidade, ROI e fidelização do cliente. São bases primordiais para que possamos ter a visão global frente ao alinhamento de produção versus o resultado esperado na entrega final. Para esta avaliação estar bem alinha, precisamos focar minimamente em 5 pontos críticos de sucesso:
- Tem um bom PRODUTO?
- Agrega VALOR ao produto?
- CONHECE o ciclo de vida do seu produto?
- Sabe qual a RENTABILIDADE do seu produto?
- Seu atendimento FIDELIZA?
Através destes princípios básicos teremos uma visão menos intuitiva e mais assertiva de como os processos estão alinhados e “azeitados”, de forma a garantir as entregas esperadas de forma mais ágil, com maior qualidade e principalmente competitividade, afinal, um processo bem definido e estruturado traz um grande retorno financeiro, gerando impacto positivo sobre o ROI.
Comentários