O livro “A Arte de Fazer Acontecer” de David Allen, é um parceiro de todos nós que estamos buscando uma organização melhor do nosso dia a dia pessoal e profissional.

A sua mente percorre cinco fases para cumprir praticamente cada tarefa:

  1. Definição de Propósito e Princípios;
  2. Visualização de Resultados;
  3. Brainstorming;
  4. Organização;
  5. Identificação das Próximas ações.

Existem 5 passos da Metodologia GTD que podem te ajudar a melhorar a sua Organização e Planejamento da Gestão do seu tempo, minimizando o stress e maximizando sua eficiência.

PASSO 1 – COLETAR, como tirar as coisas da nossa mente!

Precisamos fazer algo? Se SIM e a atividade durar menos de 2 minutos, dê ação imediata.

Se a atividade vais demorar mais de 2 minutos, utilize aplicativos eficientes para guardar essa atividade e, determinar o prazo para a realização da mesma.

PASSO 2 – PROCESSAR

É muito importante definir o que significa aquela ação!

Qual a importância e urgência daquela ação!

Até que tenha capturado tudo aquilo que prende a sua atenção, alguma parte sua ainda não confiará totalmente que você esteja trabalhando com o cenário completo do seu mundo.

PASSO 3 – ORGANIZAR

Nesse passo, vale separar a caixa de entrada do seu e-mail, seu calendário e sua Biblioteca/ Repositório de informações pendentes.

À cada semana precisamos revisar esses 3 pontos e, dar ação em ELIMINAR, ARQUIVAR e DAR AÇÃO.

Nesse passo, #ficadica da utilização de algumas ferramentas para auxiliar a organização: TRELLO, Jira Core, Keep do Google e mesmo os lembretes do calendário.

 

PASSO 4 – PLANEJAR

Quando uma cultura adota “Qual a próxima ação?”, como uma pergunta operacional padrão, há um aumento automático na energia, na produtividade, na clareza e no foco.

Planeje seu mês, desmembre na semana e no dia, deixando sempre “brechas” ´para poder contornar algum compromisso ou tarefa não planejada.

PASSO 5 – EXECUTAR

Esse passo se resume em SIMPLESMENTE FAZER, EXECUTAR!

Lembre-se de que você escolhe suas ações com base nos quatro critérios a seguir, nesta ordem:

  • Contexto
  • Tempo disponível
  • Energia disponível
  • Prioridade 

O caminho para a maestria da Metodologia GTD é na verdade uma prática para a vida inteira, envolvendo todos os esforços no aprendizado e a aplicação de determinado conjunto de movimentos e técnicas, e não há limite para a sua excelência na prática deles.

Mas se engajar em tudo isso de forma completa e com maestria é uma prática definida que pode ser aprendida e refinada ao longo da vida.

Produzido por Carlos Coan