Se tem uma equipe que está em movimento frenético a todo momento é a comercial. A preocupação constante com os clientes, as metas, a entrega, as devoluções e tudo o mais é uma rotina diária, sem interrupções. E nessas horas, alguns líderes podem sentir dificuldade em trabalhar as pessoas e passar a maior parte do seu tempo focado apenas em números.

É preciso, a todo momento, lembrar que são essas pessoas que trazem nossos resultados! E como são pessoas possuem sentimentos, ansiedades, dificuldades e o “poder” de observar de perto os clientes. Provavelmente são eles, em toda a empresa, os que possuem em primeira mão, todas as informações mais atualizadas do que acontece no mercado, de como os clientes estão reagindo aos produtos e serviços da empresa, de como estão as ações dos concorrentes… Não aproveitar todo esse conhecimento pode ser muito prejudicial aos seus planos de ação, estratégias e aos seus direcionamentos. 

Já ouvi de muitas lideranças que os vendedores só sabem reclamar, usar “muletas” que justifiquem o não atingimento de metas e dizer que o preço dos seus produtos está caro. Não vou desconsiderar essa ponderação, provavelmente ela tem um quê de verdade. Mas minha pergunta é: o quanto você, líder, está ensinando sua equipe a ler o mercado e a trazer informações relevantes para a empresa? Que tipo de informações trazidas pela equipe ajudaria você a preparar melhores planos de ação e alavancar as vendas? 

Sugiro a vocês que compartilhem com eles essa responsabilidade! Assim, você estará cada vez mais embasado e sua equipe cada vez mais preparada para conhecer o mercado, usar melhores argumentos e melhorar seu manejo de objeções. Além disso, quando valorizamos o trabalho de nossos colaboradores e reconhecemos o quanto o conhecimento deles é importante, acabamos tendo vendedores mais motivados e engajados para o atingimento das metas.

Bora cuidar das pessoas? Da sua equipe?

Produzido por Ludmila Bosschaerts