Estamos vivendo um momento especialmente singular e, como líderes, precisamos achar formas de nos adaptar para realizarmos todas as nossas atividades.

Uma das principais missões da liderança de vendas é treinar e desenvolver seus vendedores. Mas como fazer isso nesse momento em que não podermos nos encontrar? Vou deixar aqui algumas dicas de como continuar treinando sua equipe e garantir que ela tenha todos os conhecimentos necessários para atingir suas metas.

  1. Ferramentas de reunião online – coloque todo mundo junto de forma virtual e fale sobre o tema. Com essa ferramenta é importante que você faça perguntas e peça a participação deles a todo momento para não ficar cansativo. Lembre-se que, nesse caso, é um treinamento e não uma palestra.
  2. Vídeo – faça um vídeo mostrando em tempo real uma boa exposição, a execução de um processo, explicando um procedimento. Se for falar de um produto, mostre esse produto, fale de suas características, vantagens e benefícios. Esse é um recurso visual, as pessoas precisam ver aquilo de que você está falando. Se estiver em um lugar barulhento, use um fone com microfone na gravação para garantir um bom áudio. Não precisa ser um vídeo editado. Nesse momento quanto mais real melhor!
  3. Podcast – não precisa ser exatamente um podcast, pode ser um áudio reforçando um conteúdo ou um procedimento. Priorize temas que não precisam ser ilustrados. Só tome cuidado com o tempo de gravação, ok?
  4. Entrevista – fale com um especialista no tema, com um cliente ou com alguém que faça muito bem o que você quer ensinar e grave essa conversa. Isso pode ser em vídeo ou em áudio.
  5. Live – crie um grupo fechado em alguma mídia social e faça uma palestra. Nesse caso o chat será seu contato com as pessoas que estão assistindo, então você precisa ficar atento nele.
  6. Cumbuca – peça a todos que leiam um artigo ou um capítulo de um livro (você pode enviar um pdf ou presentear sua equipe com o livro se for possível. Marque um dia para que todos se reúnam online e discutam o tema. Só tenha em mente que isso é uma discussão e não uma chamada oral da época da escola.
  7. Whatsapp – além de ser usado para enviar os conteúdos, você pode montar um grupo de melhores práticas onde toda a equipe coloque vídeos e troque experiências.
  8. Google formulários (ou outra ferramenta semelhante) – Mande o link de perguntas e desafios com as opções de respostas. Se forem questões difíceis você pode até premiar aquele que responder primeiro corretamente.
  9. Vendedores treinadores – peça a cada vendedor que escolha um tema e que fale sobre ele para os colegas de equipe. Ele pode fazer isso utilizando qualquer ferramenta virtual. Você fica com a responsabilidade de ver primeiro o material e sugerir melhorias caso seja necessário. Compartilhar o que sabemos ajuda na motivação e no comprometimento.
  10. Treinamento individual – Se for preciso, faça uma chamada de áudio com um vendedor e faça um minitreinamento com ele. Treinar não é apenas quando a gente assina a lista de presença. Isso pode e deve ser feito a qualquer momento.

Hoje temos infinitas possibilidades, muito mais do que tínhamos há 5 ou 10 anos atrás. Atualize-se, aprenda a mexer em todas elas, vá atrás de alternativas! E, antes de utilizar qualquer uma delas, certifique-se de que sua equipe sabe manuseá-la. Se 100% dos seus vendedores não souberem, faça com que esse seja seu primeiro tema de treinamento!

Produzido por Ludmila Bosschaerts